Overclock

Overclock e benchmark em VGAs low-end – HD6450

Fala galera, tudo jóia?

Aproveitando o feriado, resolvi re-testar uma VGA poderosissima que tinha guardada aqui desde o meu primeiro workshop sobre voltmods na CPBR, trata-se de uma HD6450 1GB da Sapphire, muito parecida com essa usada nesse review do Techpowerup.

card1(Foto da HD6450 sem modificações, fonte: https://www.techpowerup.com/reviews/Sapphire/HD_6450_Passive/3.html)

Essas VGAs low-end costumam ter sua performance bastante limitada pela falta de banda de memória devido ao uso de barramentos de memória de 64-bits e que aliado ao uso de memórias lentas acabam por comprometer muito o desempenho. Isso não é exclusividade da HD6450 mas sim de todas essas VGAs low-end baratinhas independente da “era” em que foi vendida, exemplificando, podemos pegar “criaturas” do período cretáceo como as FX5200 64-bits que foram muito populares lá por 2003~2004 e verificar que isso acontecia com elas também… Mas qual a implicação disso para quem quer rodar benchmarks e disputar nos rankings dessas placas? Simples, a VGA com a memória que conseguir atingir clocks mais elevados ganha!

Essa minha VGA diferentemente da placa do Techpowerup, usa memórias Micron D9PXX (sendo que o XX eu não lembro o que é) e uma característica que é notável na maioria dos chips de memória desse fabricante é que eles costumam escalar com incrementos de tensão e tem sido assim desde os tempos da DDR1!

Evidentemente não se trata de uma regra e existem chips Micron que podem ser ruins mas no caso de se comprar uma placa dessas “as cegas” esse pode ser um bom sinal de que a placa deve ter algum potencial…

Chega de blablabla e vamos ao que interessa! Nesse tópico do overclock.net temos os vmods para essa placa e que por sinal são bem simples e não apresentam maiores desafios no trabalho de solda.

http://www.overclock.net/t/1029715/sapphire-hd6450-gddr3-512mb-voltmods

Como pode-se ver nas fotos acima, essa é a minha 6450 com os mods já executados. Tratei de colocar mais 2 capacitores a mais sendo:

1x Sanyo OSCON 1500uF 6V no VRM do GPU

1x Nichicon LF 560uF 4V no VRM das memórias

A ideia desses capacitores é manter a tensão do GPU/Memórias o mais estáveis possíveis (diminuir o ripple) visando melhorar alguma coisa na capacidade de overclock da placa.

O vmod do GPU foi executado com um VR de 50k e o da memória fiz no lápis mesmo pois não tinha certeza de que as memórias iriam escalar com mais tensão.

Aquela fita isolante em volta do GPU é pra proteger o die de ter os cantos dilacerados, tendo em vista que eu já fiz ogrisse tentando adaptar outro cooler nessa placa e já detonei bem esse GPU… Felizmente  a plaquinha continua funcionando bem! 😀

Hardware utilizado:

Pentium G3258 + Prolimatech Megahalems

GIGABYTE GA-Z97-D3H

2x2GB G.SKILL PI 2200CL7

Sapphire HD6450 1GB + Noctua NC-U6 + Ramsinks PCCooler de cobre (tem na dealextreme)

Antec Quattro 1200W

Bancada GIGABYTE

IMG_0234Foto da bancada

Resultados:

3dmark Vantage: http://hwbot.org/submission/3003784_

3dmark Fire Strike: http://hwbot.org/submission/3003796_

3dmark Sky Diver: http://hwbot.org/submission/3003795_

3dmark Cloud Gate: http://hwbot.org/submission/3003794_

Como pode ser visto acima, ouro em tudo! 🙂

Minha HD6450 não decepcionou e a memória escalou lindamente com a tensão extra sendo que para esses clocks foram usados cerca de 1.33V para o GPU e 2V (yeah!!!!) nas memórias. Uma coisa que precisa ser observada é que esses chips Micron esquentam MUITO mesmo em stock sendo OBRIGATÓRIO a instalação de bons dissipadores neles e FORTEMENTE RECOMENDADO que tenha um fan soprando nesses dissipadores.

Apenas para comprovar aquilo que disse lá no inicio com relação aos clocks das memórias serem o mais importante para essas placas low-end, segue esses três screenshots do 3dmark Vantage:

Como pode-se ver, uma pequena variação no clock das memórias (de 984MHz no primeiro screen para 1020MHz no segundo e 1060MHz) produziram grandes diferenças na pontuação do benchmark.

Concluindo, essas VGAs baratinhas são uma excelente fonte de diversão de baixo custo bastando conseguir um exemplar com boas memórias para fazer estrago nos rankings. A brincadeira com essa placa provavelmente não vai parar por aqui, portanto continue ligado que provavelmente terei um update em breve. 🙂

UPDATE – 14/10/2015:

Fiz o vmod nas memórias e ganhei mais uns 10MHz na memória subindo pra 2.15V a tensão delas, nada mal!

Também providenciei um Vizo (110cfm / 55dBA / 92mm x 38mm) um pouco mais agressivo pra refrigerar essas memórias e isso deve ter ajudado também… Para quem não conhece, esse é o Vizo (vídeo não é de minha autoria):

Claro, nada como usar fita isolante pra prender o fan na bancada pois se deixar solto ele sai andando sozinho por ai… 😀

Com isso consegui aumentar a pontuação do 3dmark Vantage de 3039 Marks para 3074 Marks com a VGA rodando @ 1109/1083, nada mal! 🙂

snaphsot0011

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s