Artigos, Overclock

Overclock no FX-8320E – Primeiras impressões

Fala galera, tudo jóia?

Por esses dias botei minhas mãos em um FX-8320E, trata-se de um CPU octa-core com TDP de 95W e que por isso recebe a designação “E” no final do nome. Esse CPU tem clock base de 3.2GHz e turbo de 4GHz, enquanto o FX-8320 125W tem clock base de 3.5GHz e turbo de 4GHz.

Aparentemente esses chips “E” não tem nada demais além do TDP/Clock um pouco mais baixo que as suas contrapartes de 125W e o preço um pouco menor, não seria nada demais se eu não tivesse colocado um aparentemente ali no começo… Deixa eu contar um segredo que não é tão secreto assim, vejam esse post do The Stilt no XS:

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?289461-A-little-birdie-told-me&p=5237937&viewfull=1#post5237937

É um post de 2014 falando da “nova” sub-revisão do Vishera e de suas vantagens sobre o die antigo, em resumo são essas diferenças:

– On average 18% less leakage*1 (0-38%) for FX-8370
– On average 53% less leakage*1 (14-106%) for FX-8370E
– Up to 300MHz higher overclocking margin *12
– 100mV less voltage required for the same clocks on average *1

Na época esses dies C0k estavam restritos a FX-8370/FX-8370E e talvez ao FX-8320E, só que o tempo passou e todos CPUs FX fabricados em 2015 usam esse die “novo”.

O “real deal” é o seguinte: Se você pretende comprar um FX pra usar diariamente no ar/água com overclock os CPUs “E” tendem a ser uma melhor opção por terem menor leakage e isso implica em menor dissipação de calor/consumo que um chip High Leakage para o mesmo clock/tensão (e até mesmo para clock/tensão maior!). Se for comprar o FX pra usar com OC Extremo, pegue um exemplar “regular” mesmo que provavelmente vai ser melhor (ps: Isso não significa que não irei testar esse FX com LN2 um dia… 😉 ) .
Não custa avisar que se você for um cara extremamente azarado pode pegar um exemplar ruim e de qualquer jeito não vai conseguir nada que preste. 😀

Outra coisa que tem que ficar bem claro: TODO, sim eu disse TODO AMD FX para desktop vem com multiplicador destravado!!! Não acreditem em reviews que não tem nem noção do hardware que estão testando e saem falando besteira do tipo “não testamos overclock no 8370E porque ele é travado e de qualquer jeito esse não é o diferencial do modelo” sendo que esse é provavelmente o melhor modelo de FX para se comprar se tiver com overclock no ar/água em mente.

Sobre a embalagem do CPU, menção honrosa pro texto da caixa, que está praticamente implorando pra você fazer overclock no CPU e rodar isso @ 5 GHz. Sem a menor dúvida trata-se da embalagem de CPU mais entusiástica e otimista que já vi na vida! (e eu gosto disso 😀 )

Já essa porcariazinha abaixo é o coolerbox 95W, sim, é praticamente o mesmo que vinha nos antigos Athlon II X2… Pois é, e depois falam que FX é quente hehe

IMG_0285

Mas na realidade é que com o CPU em stock esse cooler certamente deve dar conta, no entanto, o mesmo não deve ser nada silencioso em full-load e as temperaturas devem ficar próximas do limite sendo fortemente recomendado substitui-lo para preservar a sanidade mental melhor conforto acústico. 

Esse meu FX-8320E é de fabricação bastante recente, 20ª semana de 2015 e isso corresponde mais ou menos no final de Abril… Certamente esse CPU usa um die C0k e o seu VID padrão é de apenas 1.137V. 🙂

IMG_0287

Bom, vamos aos resultados! A configuração que usei nos testes é a seguinte:

MOBO: ASUS M5A99X EVO R2.0

RAM: 2x4GB Avexir Core Series MPower DDR3-2400CL10 (Hynix CFR)

VGA: MSI Radeon R9 380 Gaming 2G

SSD: PNY Optima 60GB

PSU: Antec Neo Eco 520W

CASE: Corsair 300R Windowed

Cooler: Antec Kühler 620 modificado com radiador Magicool 240mm, montado do lado externo do gabinete.

Segue na galeria abaixo as configurações da UEFI que estou usando diariamente, como podem ver, o CPU está @ 4.7GHz, PCI-E @ 110MHz. RAM @ 22XX com timings mais apertados em relação ao que seria o stock dessas memórias e configurações do VRM (DIGI+) ajustados manualmente.

Esse CPU se mostrou promissor sendo que é possível buscar a estabilidade pra uso diário em algo como 4.8GHz abaixo dos 1.45V! O problema é que o meu Kühler 620 parece não estar rendendo como deveria a as temperaturas em full ficam mais altas que o esperado (65ºC+ no HWMonitor e 50ºC+ atrás do socket, sendo que essa leitura foi obtida com o uso de um termopar) e isso está me segurando de rodar esses benchmarks com clocks mais agressivos ou mesmo buscar uma validação mais alta que a do finado FX-8320 125W. Apenas para constar do porque eu estar suspeitando de que esse WC estar com algum problema, o finado 8320 125W @ 4.7GHz 1.42V rodava abaixo de 60ºC usando esse mesmo WC.

cinebench_r15

Além desse Cinebench também rodei o 3DMark Firestrike, que me rendeu um inesperado 2º lugar na categoria da R9 380. Abaixo a diferença que cerca de 200MHz a mais no CPU fez no score final:

E por enquanto é isso, preciso antes re$olver o problema desse watercooler para apresentar mais resultados… Postarei algo quando tiver mais novidades nesse sentido. 😉

EDIT 18/03/2016 – 15:36 : Aos que se interessarem, tem um novo post com mais testes usando um kit de WC adequado, segue link: https://theoverclockingpage.wordpress.com/2016/03/06/amd-fx-8320e-watercooler-overclock-e-resultados/

EDIT 18/06/2017 – 18:00 : Resultados desse CPU no LN2 aqui: https://theoverclockingpage.wordpress.com/2017/06/17/amd-fx-8320e-ln2-e-resultados-finais/

 

10 thoughts on “Overclock no FX-8320E – Primeiras impressões”

  1. Cara tenho uma M5A97 EVO 2.0, apesar de ser 970 segundo o site da ASUS tem as mesmas especificações de VRM e suporte a potência que a 990X. A Configurações de BIOS Setup são identicas inclusive. Sabe dizer se é seguro para minha placa um overclock do nível do seu? Meu Fx 8320E também apresenta boa estabilidade, testei usando turboCore com 4700.

    Curtir

    1. Olá Bruno,

      A placa suporta isso sem problemas, só coloque um fan soprando no dissipador do VRM por questões de segurança, eficiência e estabilidade.

      O que você deve atentar é pra refrigeração do CPU, vai precisar de no mínimo um air cooler high-end (Noctua NH-D14, Prolimatech Megahalens e afins) para esse clock.

      Curtir

      1. Eu já uso um ICE Age antigo Prima Boss II, para aqui em Salvador BA Temp Amb de 30C, consegui estabilidade a 4300MHz@ 8 Cores. Mais que isso fiquei com medo por causa do VRM da placa e do limite do AirCooler mesmo para os padrões de onde moro. Estou migrando pra uma solução WC Custom montada em radiador de carro com bomba de 1L/h de Aquário, 4300@8 segundo meu cálculos de potência relativa já resultam em 144W por isso meu receio em relação ao VRM. Com 4700MHz tem 177W !

        Curtir

  2. Olá, td bem? eu tenho um fx8320e onde não possuo muita experiencia com OC, e gostaria de saber se compensa fazer um OC para uso diário, possuo um Air Cooler grande, porem já tentei fazer o OC e sempre fica instável a qualquer configuração com temperatura quase a 70º, hoje sem OC já beira os 65º ao uso em games. Grato.

    Curtir

  3. Eu fiz um OC no meu FX 8320e, pesquisei na internet um vcore pra ele ficar estável à 4.0Ghz, o Vcore que falaram é 1.225, como minha Placa Mãe é uma MSI 970a G43 Plus, o aumento de voltagem é em +0.000000 e lá vai número, eu aumentei 0.090000+ e não ficou estável, então mudei pra aumentar mais o vcore, e agora tá 1.33, achei alto.

    http://imgur.com/a/fxfNV

    Curtir

  4. Olá, boa tarde! Tenho um 8320e com uma gigabyte 970a-ds3p, estou com dificuldades de mecher nos multiplicadores, pois os mesmos estão travados, acontece o msm com o vcore, podem me ajudar com isso? Já desativei o turbo core e mecho em todas as opções q o pessoal manda no passo a passo pra overclock, porém n conssigo mecher nos multiplicadores nem no vcore, as mobos anteriores q tive fazia isso tranquilamente, essa é a primeira q n conssigo fazer isso, até pensei q era o fato do meu 8320e ser “bloqueado” ou algo assim, por favor alguém q te ver experiência com essa plataforma me dê uma luz!

    Curtir

Deixe um comentário

