Artigos

Projeto de watercooler no Corsair 300R – O Início

Fala galera, tudo jóia?

Vamos falar de coisa boa, vamos falar de tekpix watercooler! Não faz muito tempo postei sobre um mod que fiz no meu Corsair 300R para jogar o radiador para fora do case com o intuito de baixar mais as temperaturas e fazer push-pull no radiador…

IMG_0271

… Como puderam ver no post do link, houve alguma melhora nas temperaturas, mas testando com mais paciência o FX-8320E acabei chegando a conclusão que isso ainda está deixando a desejar e que preciso trabalhar para melhorar esse watercooler de alguma forma, principalmente para não ficar com aquela impressão de “ambitious but rubbish”.

A princípio, a idéia era apenas trocar o cansado bloco do Kühler 620 por outro mais novo (e de um H55) e adicionar um reservatório no loop. Do ponto de vista dos custos essa seria a melhor solução mas do ponto de vista prático poderia terminar apenas obtendo uma melhora marginal na temperatura, o que definitivamente não me deixaria satisfeito.

Mas aconteceu que no final das contas, o negócio no bloco do H55 acabou não dando certo e tive que mudar os planos… Fuçando na net sobre WC AIO com mod acabei encontrando esse monstrinho:

http://www.overclock.net/t/990111/official-antec-k-hler-h2o-620-920-owners-club/2620#post_18620954

Meu maior receio era com relação a bomba do WC AIO não dar conta de um loop muito mais “complexo” que o original e as coisas terminarem mal pois para quem não sabe, a vazão dessas bombas é algo deprimentemente ruim! Vejam esse vídeo, que apesar do cara usar um saco na cabeça (!!!) para gravar, é bastante informativo:

Pois é, minha preocupação não era sem motivo mas se o maluco do overclock.net foi la e colocou até uma VGA no mesmo loop do Kühler 920 sem adicionar uma bomba extra e conseguiu boa performance também não teria motivos pro meu WC ficar ruim. Sendo assim, bolei esse esquemático com ajuda de um amigo:

projeto_corsair_rev2

O bloco do Kühler 620 seria mantido e apenas abriria o mesmo para limpar. Um reservatório e mais um radiador de 240mm seriam adicionados ao sistema sendo que esse ultimo instalado na frente do case pelo lado de fora.

Essa idéia de por o radiador exposto bem de frente veio dos automóveis, sendo mais preciso, do pessoal que faz preparação turbo bem agressiva e coloca aqueles intercoolers gigantescos bem na “cara” de todo mundo com o propósito de maximizar o fluxo de ar sobre a peça e com isso diminuir a temperatura da admissão, vejam um exemplo:

Qualquer um que veja esse Subaru já sabe que tem alguma coisa mais “séria” embaixo do capô e essa é exatamente isso que tenho em mente para o meu 300R hehehe. 😀

Mas novamente houve mais uma mudança de planos devido a Black Friday e meu esquemático teve de sofrer mais uma revisão, provavelmente a final pois agora boa parte das peças já estão a caminho e assim que elas chegarem trarei novidades, fiquem ligados! 😀

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s