Overclock

Kingpincooling TEK-9 FAT e primeiros resultados!

Fala galera, tudo jóia?

Uns tempos atrás postei sobre o pot de VGA que havia adquirido, bom, demorou um pouco mas ele chegou… E chegou algo melhor do que o esperado! 🙂
Havia escrito que viria o pot fabricado pelo Ryba mas estava enganado, esse pot já tinha sido comprado por outro amigo então o que veio pra mim foi um TEK-9 FAT, o que é excelente pois apesar do pot do Ryba também ser ótimo, K|ngp|n é K|ngp|n.

A base do pot é de cobre niquelado e o “corpo” preto é de alumínio anodizado. No “corpo” do pot temos tanto a arma que doou seu nome ao pot quanto um KINGPINCOOLING “tatuados” no alumínio… É de fato uma peça muito bonita e bem acabada, confesso que chega a dar até uma pontinha de remorso de saber que isso vai ficar escondido pelas camadas da manta térmica de isolamento. 😦

Abaixo uma foto com as peças do kit de montagem, as peças são de alumínio e houve o cuidado de enviar um parafuso/porca sobressalente já prevendo possíveis descuidos.

Aqui simplesmente não existe comparação com o antigo pot da Koolance que tenho, o projeto do K|ngp|n está a alguns anos-luz de distância em termos de qualidade e facilidade de uso… Vejam que existe espaço até pra passar o fio do termopar pelo bracket enquanto o Koolance não tem nem sequer furação para o termopar na base do pot, algo que seria básico nesse esporte.

IMG_0612Como pode-se ver, contato muito bom com o GPU portanto sem necessidade de ficar fazendo gambiarra com shim de cobre ou coisas do tipo… Santo ressalto na base, Batman! 🙂

IMG_0582Para isolamento do pot fiz basicamente o mesmo procedimento que o Paulo (pxhx) mostra no vídeo abaixo e inclusive usei a mesma manta térmica que ele! Como eu provavelmente devo ter reprovado em “Trabalhos Manuais I” no jardim da infância, prefiro deixar a cargo do vídeo explicar e mostrar direito como se faz.

Para estrear o TEK-9 decidi por usar minha velha Radeon X1800GTO, motivos?
1) Essa placa apesar de ser muito antiga (2004) funciona muito bem para OC Extremo, a propósito, a maior parte das ATI/AMD mais antigas são fantásticas para esse propósito e com a vantagem de serem mais desvalorizadas que as nVidia… Sabem o que isso significa nesse caso? “Red Team” = diversão barata. 😉

2) Meu 4770K morreu então só me resta usar o G3258 enquanto o primeiro não volta do RMA e obviamente isso é um problema com qualquer VGA um pouco mais moderna em benchmarks mais recentes.

Com relação ao isolamento da VGA, usei borracha limpa tipo e esmalte de unha nos componentes smd no encapsulamento do GPU, ou seja, sem segredos aqui.

Configuração utilizada e resultados:

IMG_0583CPU: Intel Pentium G3258

MOBO: ASUS Maximus VI Impact

RAM: 2x2GB G.Skill PI 2200CL7

VGA: ATI Radeon X1800GTO

PSU: Antec Quattro 1200W

Bancada GIGABYTE – Prolimatech Megahalems Black + Swiftech Helix no CPU e KPC TEK-9 FAT na VGA

Pelas fotos acima, alguns devem ter notado que não foi feito nenhum mod na X1800GTO e é assim pois essa placa permite ajustar as tensões de GPU e RAM por software, cortesia do controlador PWM digital da Volterra que era o melhor que existia na época apesar de algumas desvantagens (para o projetista) como ficar preso a apenas um tipo de indutor/mosfet e uma certa complexidade por ser uma solução que usa vários chips e trabalha em frequências elevadas, o que implica na necessidade de dissipadores mais robustos para o VRM.
Enfim, como pode-se ver na galeria abaixo, o ATI Tools permite o ajuste das tensões com um limite alto o suficiente (1.575V GPU / 2.6V RAM) para essa placa, o que foi o suficiente para chegar nos 864MHz no GPU, limitados apenas pela bios da placa (aquela questão do divisor do PLL que comentei nesse post).

Vamos aos resultados!

Aquamark: http://hwbot.org/submission/3269320_

3DMark01: http://hwbot.org/submission/3269321_

3DMark03: http://hwbot.org/submission/3269317_

3DMark05: http://hwbot.org/submission/3269319_

Superando as minhas próprias expectativas, consegui um ouro no 3dmark03 e prata nos demais benchmarks! Acabei ficando limitado pelo CPU cotoco rodando @ 4.7GHz, o que é uma pena pois não tenho dúvidas de que seria possível dominar esses ranking com um pouco mais de clock nesse G3258.
Para rodar esses clocks no GPU/RAM foram necessários 1.525V / 2.4V respectivamente. Houve um ganho de clock considerável nas memórias com relação ao teste que tinha feito anteriormente com o pot da Koolance e isso ocorreu devido ao fato de boa parte dessas memórias usadas em VGAs reagirem mal a temperaturas negativas e subirem menos o clock com temperaturas mais baixas.
Em termos práticos, no pot do K|ngp|n o corpo do pot não fica em contato com o pcb (e de tacada com as memórias) devido a base ter aquele ressalto que mostrei nas fotos no começo do post enquanto que o Koolance por não apresentar esse ressalto acaba encostando no pcb e gelando mais do que deveria coisas que não poderiam ser congeladas… Lembrando também que no LN2 e rodando por períodos prolongados você invariavelmente vai ter problemas com a temperatura das memórias e vai ter que se virar nos 30 para contornar isso ou ter sorte de ter uma VGA equipada com memórias que não apresentem esse comportamento. 🙂

Como sei que para muitos o negócio são só as fotos com tudo congelado, segue abaixo uma pequena galeria:

Apenas concluindo, as vezes não conseguimos expressar bem por palavras aquilo que sentimos/pensamos mas as vezes apenas a expressão facial já basta para deixar as coisas bem claras, sendo assim, vou encerrar esse post com a foto abaixo e que pra mim já basta para concluir o assunto. Apenas um adendo, em breve mais VGAs serão devidamente congeladas então fiquem ligados. 😉

IMG_0599

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s