Overclock

AMD FX-8320E – LN2 e resultados finais

Fala pessoal, tudo jóia?

Finalmente chegou o dia do “Gran Finale” com o FX-8320E! Para os que ainda não leram, fiz uma série de experimentos (aqui e também aqui) usando watercooler com o referido FX, que era meu CPU de uso diário. O tempo passou, a R9 380 morreu, o Ryzen chegou, agora uso o i7 4770K diariamente por conta do IGP e isso tudo implica que o FX ficou livre para os testes no LN2 que disse que um dia faria. 🙂

Apenas recapitulando o que foi dito no ultimo desses artigos, os FX da linha “E” são low leakage, o que implica que esses chips tendem a serem melhores para uso no ar/água devido ao menor consumo/dissipação enquanto operando em condições (clock e tensão, caso possível) semelhantes a suas contra partes “high leakage”, entretanto, para OC Extremo os CPUs “high leakage”  reinam e geralmente escalam melhor a frequência e portanto são melhores para esse fim.

Feita essa observação, devo dizer de antemão que dificilmente vão encontrar uma validação @ 8GHz ou qualquer outra marca muito expressiva vindo desses FX-8320E (e de outros FX “E”) pois eles tendem a não serem muito bons no LN2, então considerem esses resultados como algo informativo ou que sirva pra mostrar na pratica a situação exposta. 😉

Vamos as configurações utilizadas:

CPU: AMD FX-8320E

MOBO: ASUS M5A99X EVO R2.0

RAM: 2x2GB GSkill PI Black 2200 CL7

VGA: GeForce GT210

PSU: Antec Quattro 1200W

COOLING: SF3D Inflection Point e LN2

Dos CPUs AMD fabricados em 45nm e 32nm, o que posso dizer é que estão entre os melhores já feitos no que diz respeito a capacidade de operar com temperaturas baixíssimas e sobre o quão bem eles costumam escalar a frequência com frio. Apesar de não ser impossível, é bem raro encontrar problemas com CB ou CBB nos Phenom II e FX, sendo que quando esses ocorrem, geralmente são relacionados a incompatibilidade com alguns chips de memória (ex: Thuban no LN2 + Elpida MGH-E), pressão excessiva no pot ou a placa-mãe que não funciona direito com frio.

Em suma, o procedimento para esses CPUs é bem simples bastando isolar a mobo com bastante carinho, gelar o máximo que conseguir (cerca de -190ºC no LN2) e sentar a bota! 😀

-55ºC… Sabe de nada inocente!

Começando com os resultados, o máximo que foi possível validar nesse CPU foi 6772.11MHz na CU#3 (Compute Unit, que fique bem claro) com cerca de 1.9V, o que é beeeem meia boca pra um FX no LN2 mas foi o melhor possível para esse 8320E.

https://valid.x86.fr/u4xefs

Dos benchmarks, o máximo que foi possível rodar foi 6GHz 1.9V (!!!) sendo que apenas o wprime 32m foi possível rodar com clocks um pouco mais altos (6400 1.95V) sendo que o CPU infelizmente veio a falecer quando tentei rodar o referido benchmark @ 6500 2V… R.I.P poor FX-8320E, caiu atirando e morreu como herói pois ainda sim consegui ouro no wprime 32m com esse modelo de CPU.

Sobre a placa-mãe, a M5A99X EVO R2.0 aparentemente se saiu bem nos testes e felizmente sobreviveu a sessão com plena saúde. 🙂

Abaixo todos os resultados obtidos com os respectivos links para o HWBOT e também uma pequena galeria de fotos da sessão.

CPU-Z: http://hwbot.org/submission/3575073_

Hwbot Prime: http://hwbot.org/submission/3575061_

Cinebench R11.5: http://hwbot.org/submission/3575065_

Cinebench R15: http://hwbot.org/submission/3575067_

wPrime 32m: http://hwbot.org/submission/3575552_

wPrime 1024m: http://hwbot.org/submission/3575553_

GPUPI 1B: http://hwbot.org/submission/3575069_

Galeria de fotos:

Concluindo o post, apesar do FX-8320E não ter sido lá muito brilhante no LN2 (conforme esperado) foi uma boa sessão e que certamente valeu a pena do ponto de vista da diversão! Os FX não produzem os números lá muito expressivos na maioria dos benchmarks mas sempre é um prazer congelar esses monstrinhos… Uma pena que esse exemplar tenha morrido no final da sessão, mas consideremos isso como os “ossos do ofício” não é mesmo?

Até a próxima pessoal!

 

 

Anúncios

1 thought on “AMD FX-8320E – LN2 e resultados finais”

  1. Muito bom, será que rodando com “one core per cu” oi seja 4 núcleos 4 módulos ou até mesmo um único modulo “dois núcleos” será que subia mais ou ia ficar frio de mais.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s